Prefeito inaugura Sala da Memória do Farol Santa Luzia

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Gabinete
Texto: Peggy Maressa| Foto: Felix Falcão
Criado: 06 de dezembro de 2017

Na tarde de terça-feira (5), o prefeito Max Filho inaugurou a Sala da Memória do Farol Santa Luzia, na Praia da Costa, mais um atrativo para um dos pontos turísticos mais procurados em Vila Velha.  O espaço oferece uma abordagem de forma didática com referências de ladrilhos portugueses e um toque especial de arte moderna no grafite, para contar a história da orientação aos navegantes desde o século 19, na entrada da baía do Espírito Santo. O local foi construído através de uma parceria realizada entre Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria De Desenvolvimento Sustentável/ Turismo, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV).
 
“Estou muito feliz por mais essa obra que estamos inaugurando. É um espaço belo e criativo. E o Farol Santa Luzia é hoje um dos destinos mais visitados do Espírito Santo. Vila Velha tem um grande potencial turístico que precisa ser conservado, celebrado e relembrado sempre”, afirmou o prefeito.
 
O capitão de Mar-e-Guerra Luis Eduardo Fragoso, que comanda a Capitania dos Portos do Espírito Santo, relatou a importância da valorização da história do farol. “Com um ato simples, porém simbólico, vamos resgatar o patrimônio publico e criar um marco cultural e turístico. A Marinha sempre está pronta a contribuir para valorizar a história”, garantiu.
 
Para o ilustrador Rodolpho Valdetaro, responsável pela arte, o objetivo da Sala da Memória é surpreender as pessoas com uma forma diferente e de fácil entendimento para todos conhecerem a história do Farol e do Estado. Já o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), Manoel Goes Neto, disse que “o projeto é importante para a preservação e divulgação da nossa história, principalmente para a valorização da arte”. Ele ainda acrescentou que “a ideia é ficar dentro do contexto marítimo e histórico para que o visitante, turista e o estudante tenham a noção exata do que se passou, num formato de linha de tempo”, concluiu.

Estava presente no evento a subsecretária de Estado do Turismo, Simone Carvalho Trancoso Modolo, o secretário do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Espírito Santo (Sindimares), o subsecretário municipal de Turismo, Carlos Von Schilgen Ferreira, dentre outras autoridades municipais e estaduais, além das lideranças comunitárias e moradores.
 
O Farol Santa Luzia funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h30. Fica localizado na Rua Santa Luzia, nº 2, Praia da Costa. Mais informações pelo telefone 3349-3898.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO