Prefeito acerta parcerias com o secretário de Estado da Educação

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Priscila Contarini| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 27 de dezembro de 2017

O prefeito Max Filho recebeu em seu gabinete a visita do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, na manhã desta terça-feira (26).  O secretário municipal de Educação, Roberto Beling, participou do encontro que discutiu parcerias entre o Município e o Governo Estadual, incluindo a ampliação da Escola Viva no município, além das unidades de educação infantil e a adesão de Vila Velha ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES). 
 
Na ocasião, o prefeito lembrou que o Governo do Estado tem uma dívida com o município de Vila Velha em relação ao terreno onde foi implantada a Escola Viva em Cobilândia. “A área havia sido adquirida pelo Governo Municipal mas foi doada ao Estado na gestão passada”, comentou Max Filho. “Adquirimos esta área na época em que eu era prefeito, inclusive, e o Estado tem esta dívida no sentido de compensar o município com algo semelhante”, ressaltou.

No encontro foi debatido também o regime de colaboração efetiva para que haja maior integração das redes municipal e estadual, comentou Max Filho. “Vila Velha possui ainda grandes desafios na área do ensino fundamental mas, sobretudo, na área de expansão do ensino infantil. Temos o compromisso de garantir a matrícula de toda criança do primeiro ao nono ano, então, não dá para descuidar de áreas que tenham tido um grande crescimento demográfico”, reforçou.

Segundo o secretário municipal de Educação, Roberto Beling, a discussão do Pacto pela Aprendizagem (PAES) envolve também a possibilidade de investimentos do Estado junto aos municípios. “Nosso objetivo é alinhar parcerias e ações no sentido de possibilitar a ampliação da rede física da educação infantil”, comentou.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino. Na prática, o PAES é estruturado em três eixos de trabalho: Apoio à Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem, e Planejamento e Suporte.

Max considerou positivo estabelecer o Pacto pela Aprendizagem, um modelo inspirado em uma inciativa vitoriosa do Estado do Ceará e adotado pelo Espírito Santo. “Nós queremos somar esforços no sentido de Vila Velha dar a sua contribuição aos indicadores capixabas. O município já deu importantes contribuições nessas melhorias ao longo deste ano, e vamos avançar ainda mais de acordo com o planejado”, finalizou.


SERVIÇOS PARA