Praia Legal: banho de mar em novas cadeiras

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Jô Amado| Foto: Gilberto Medeiros
Criado: 17 de dezembro de 2017

A emoção tomou conta dos usuários do Projeto Praia Legal. Na manhã desse sábado (16), a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou a entrega de 12 novas cadeiras anfíbias para o projeto, que funciona no final da orla da Praia da Costa com a oferta de do banho de mar monitorado.

O “Coral Legal”, composto por cadeirantes, realizou a abertura da solenidade entoando a canção “Sorria”. O prefeito Max Filho, acompanhado do secretariado municipal e autoridades, destacou a importância do projeto. “É fundamental investir na qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Praia Legal é um sucesso e marca a vida de muitos que nunca puderam tomar um banho de mar. No verão, o sucesso é ainda maior”.

Convidado a falar, o deputado estadual Hércules Silveira exaltou o ato de solidariedade e respeito proporcionado pelo Praia Legal. “A solidariedade humana é a melhor obra que existe”.

Inclusão

O Praia Legal é uma das atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dentro da política pública para pessoas com deficiência do município. O Praia Legal conta com equipe de educadores sociais, educadores físicos, assistentes sociais e coordenador, além de voluntários e da equipe psicossocial do Centro de Convivência. Educadores sociais e voluntários estão sendo treinados para o trabalho.

O local do projeto conta com cobertura, piso antiderrapante e atérmico, esteiras contínuas até o mar, chuveiros e banheiro. Para o banho assistido, o cadeirante é transferido de sua cadeira para uma cadeira anfíbia. Um profissional leva o usuário até a água, onde ele pode permanecer por um período máximo de 20 minutos, sob o acompanhamento.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, destacou o lançamento de oficinas no Centro de Pessoa com Deficiência de Vila Velha, na Glória. “São muitas oportunidades de aprendizado: flauta, violão, pintura em tecido, além de novas turmas do curso de Libras, oficina de canto e de geração de emprego e renda”, disse.

Serviço

O Projeto Praia Legal funciona diariamente no verão, de 8h às 17 horas. Em outras estações, às sextas, sábados e domingos, de 8h às 16 horas. Haverá interrupção do serviço entre o Natal e réveillon.


 

SERVIÇOS PARA