Dois novos Cras na Região 5 anunciados na Assembleia Popular

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 14 de novembro de 2017

A Prefeitura de Vila Velha (PMVV) vai reforçar o atendimento social realizado na Região 5 da cidade. O anúncio foi feito na Assembleia Popular desta segunda-feira (13), realizada excepcionalmente no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, no Centro. Durante o encontro, o prefeito Max Filho anunciou a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jabaeté nesta sexta-feira (17) e também a reabertura da unidade de Morada da Barra em 2018.

“O que é do povo tem dono e é sagrado. O Cras de Morada da Barra é um aparelho público e nós recebemos o imóvel este ano ainda inacabado. Adquirido em 2008 pela administração municipal, ficou com as obras paralisadas e agora encontramos sérios problemas em seu projeto. Mas, estamos trabalhando para entregar a unidade ao povo no próximo ano”, afirmou Max Filho. “Convidamos as comunidades da Região 5 a participar conosco da inauguração do Cras de Jabaeté na sexta-feira (17), a partir das 15 horas. Na solenidade também teremos a aula de abertura dos 10 cursos profissionalizantes que serão ministrados em parceria com o Governo do Estado, através do programa OportunidadES. A Prefeitura está trabalhando para melhorar o atendimento em todas as regiões da cidade”, declarou a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Pereira Simões Lima.

Quase 400 pessoas lotaram o auditório do CEET Vasco Coutinho para participar da Assembleia Popular, que nesta segunda-feira (13) foi realizada no local por conta da apresentação do Epoque Quartet, da República Tcheca, que aconteceu simultaneamente no Teatro Municipal, também no Centro de Vila Velha.

Seis pessoas usaram a palavra durante a reunião, para reivindicar ações do poder público municipal em diferentes bairros. Regina Mazoco lembrou da posse do Conselho do Bem Estar Animal, que acontecerá nesta sexta-feira (17), às 8h30, na sede administrativa da PMVV, em Coqueiral da Itaparica. O comerciante Tiago Martins Filho solicitou a pavimentação da Rua Virginópolis, no bairro Divino Espírito Santo. O ex-deputado português, Fernando Proença, solicitou a intensificação das ações de segurança pública em Cristóvão Colombo e auxílio da PMVV para o tratamento de câncer que ele faz. A subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Stella Dias, receberá Proença na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Clezio Ribeiro ressaltou a intensificação do Projeto “Praia Legal”, com a aquisição de 12 cadeiras anfíbias, para pessoas com deficiência. Pedro Rogério, pediu o calçamento da Rua 9 de Julho e a retomada das obras estruturais em Morada da Barra. Já o Pastor Jackson pediu apoio ao Projeto “Casa de Recuperação Pão da Vida”, que assiste a dependentes químicos, também em Morada da Barra e no Centro.

O secretário municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otavio Machado de Carvalho, informou que o Cras de Morada da Barra deve ser entregue à população da Região 5 ainda no primeiro semestre de 2018: “Infelizmente pegamos o projeto com muitos pontos a serem melhorados. Mas, estamos trabalhando para que a unidade esteja pronta nos próximos meses”, afirmou Luiz Otavio, que também já discute com os moradores e lideranças comunitárias do bairro para a retomada de obras de pavimentação e de drenagem. Já a Rua Virginópolis, em Divino Espírito Santo, tem um projeto em andamento para ser pavimentada.

O secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, o coronel Oberacy Emmerich Junior, pontuou algumas ações de segurança pública em Cristóvão Colombo. “A colocação de câmeras de videomonitoramento e o reforço da atuação da Guarda Municipal no bairro acontecerão em breve. Inclusive estamos dialogando tudo isso com a comunidade e também a Polícia Militar”, acrescentou.

A próxima reunião da Assembleia Popular será realizada na segunda-feira (20). O evento voltará a acontecer no Teatro Municipal, localizado na Praça Duque de Caxias.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO