Prefeitura promove conferência sobre transparência com sucesso

De: Secretaria de Controladoria Geral
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 11 de outubro de 2017

A Prefeitura de Vila Velha promoveu com sucesso o 1º Simpósio Capixaba de Controle e Transparência realizado na noite desta terça-feira (10), no auditório da UVV Business School, no Shopping Boulevard, em Itaparica. Os temas dos painéis da conferência foram abordados sob o viés da Ouvidoria, do combate à corrupção e da contabilidade. O evento reuniu mais de 120 pessoas entre professores, estudantes, servidores municipais, estaduais e membros do Ministério Público.

“A corrupção está entre as maiores preocupações do povo brasileiro”, disse o secretário Estadual de Transparência e Controle, Eugênio Ricas, ao expor pesquisas sobre o assunto. E continuou: “E para combater a corrupção e a má gestão de forma efetiva, devemos utilizar todas as ferramentas de controle e transparência”, defendeu. Ricas apresentou os dados sobre o impacto positivo da transparência nas esferas do governo estadual.

No mesa redonda Contabilidade e Controle social, o professor da UVV Eduardo Pinheiro falou da importância dos sistemas e dos planos de controle organizacional. “Sem controle, nenhuma empresa existe”, disse. Já o coordenador do curso de MBA em Controladoria da UVV, professor Hércules Freire, abordou as características da contabilidade, como relevância e a representação fidedigna. Ao final, o secretário de Controle e Transparência de Vila Velha, André Almeida, estabeleceu comparativos das ferramentas de controle no setor público e no privado. “Esses instrumentos aproximam o cidadão no agente público”, disse.

“Os dados coletados pelas Ouvidorias devem ser transformados em estatísticas para que as informações sejam utilizadas para melhorar a vida do cidadão”, defendeu o Ouvidor Geral do Ministério Público Estadual, Alexandre Guimarães, em outro painel do evento. E acrescentou: “O controle da improbidade deve ser a cada dia mais eficiente”, enfatizou. Já o Ouvidor de Vila Velha, Alexandre Salgado, destacou as ferramentas utilizadas no município, como as estatísticas geradas pelo Portal da Transparência, o projeto da Ouvidoria Itinerante e a relação de dialogo permanente que o órgão deve manter com a comunidade.

Estiveram presentes no evento os secretários de Finanças, Evandro Alves Vieira, e o de Administração, Rafael Gumiero. A realização da conferência foi uma parceria da PMVV com a Universidade de Vila Velha (UVV) e contou com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e o Governo do Estado do Espírito Santo.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO