Defesa Civil participa de treinamento sobre risco geológico

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 06 de outubro de 2017

Agentes da Defesa Civil de Vila Velha participam de vários cursos de capacitação em companhia de servidores de outros órgãos de defesa das Regiões Metropolitana, Serrana e do Sul do Espírito Santo. O último curso de "Percepção e Risco Geológico" foi promovido pela Coordenação da Defesa Civil Estadual foi entre 28 setembro e 6 de outubro na sede central do Corpo de Bombeiros, em Vitória.

O curso contou até com atividades de realizadas em campo, com visitas à Estação de Bombeamento do Canal da Costa, na Praia da Costa, e nas encostas na Prainha da Glória e no bairro Alecrim, em Vila Velha, onde os técnicos da Defesa Civil Estadual analisaram em conjunto com os agentes municipais as características físicas e geológicas do local. Além do Corpo de Bombeiros, técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil ministraram o treinamento.

No encontro realizado nos dias 19 e 20 de setembro, também foram apresentados os critérios que devem ser cumpridos para a transferência de recursos estaduais para os fundos municipais de Proteção e Defesa Civil. É que municípios atingidos por erosão costeira poderão captar recursos federais e estaduais.

Os treinamentos fazem parte do calendário anual de capacitações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-ES), órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar, realizados em conjunto com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Além disso, os agentes também participaram de outros cursos organizados pelo município de Vila Velha.

“Treinamentos como esses nos preparam para a gestão de risco, além de gerar maior qualidade nos serviços prestados à população", disse a Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Driely Dias Tavares. Para o assessor adjunto da Defesa Civil de Vila Velha, Augusto Bandeira, “manter a equipe em constante capacitação é de suma importância para a obtenção de bons resultados”, ressaltou.

O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich Júnior, disse: “o aprimoramento profissional dos agentes da Defesa Civil é fundamental nas diversas ações preventivas e emergenciais na município”, enfatizou.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO