Manipulação de alimentos e criação do SIM são temas de palestra

De: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 13 de setembro de 2017

Empreendedores rurais de Vila Velha participaram na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Prefeitura, da palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/Turismo e Agricultura.

O palestrante convidado, Renan Pavão Rego, biólogo da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Semsa), ministrou temas importantes como: contaminação de alimentos, tipos biológicos, químicos e físicos, micro organismos, doenças transmitidas por alimentos, local de trabalho, orientação, descarte correto de lixo, manipulação de alimentos, cuidados com os ingredientes, preparação dos alimentos, higiene, transporte, rotulagem e boas práticas operacionais.

Atualmente o município oferece o Circuito do Agroturismo, espalhado pelas regiões rurais do Xuri, Morada do Sol, Córrego Sete, Jaguarussú e Retiro do Congo. Os visitantes podem escolher propriedades rurais que oferecem uma boa comida típica, passeios a cavalo, piscina, restaurantes, pousadas, churrasqueiras e áreas de lazer.  Um dos objetivos da Semdesu, é capacitar, fortalecer e  preparar os empreendedores rurais para oferecerem  produtos e serviços de qualidade para turistas e visitantes  do Circuito  do Agroturismo.

Sim

Na ocasião produtores e empresários rurais conheceram o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), oferecido pela Coordenação de Agricultura e Pesca da Semdesu. Os estabelecimentos e produtos inspecionados recebem um registro do SIM, popularmente chamado de “selo” de inspeção. De acordo com o coordenador de Agricultura e Pesca, Douglas Balbi Bomfim, o serviço é inédito no município.

“Todos ganham com o SIM, o consumidor com a qualidade do produto que está adquirindo, o estabelecimento que está gerando empregos e aumentando a qualidade nos produtos inspecionados”, finalizou.

Duas empresas do município de pescados e derivados e de carnes vão receber os primeiros registros do SIM, regularizando a produção, o processamento e a comercialização de seus produtos. Os interessados no SIM devem procurar a coordenação de Agricultura e Pesca, localizado na sede da Prefeitura, Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica. Informações pelo telefone 3149-7477.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA