Integração de videomonitoramento na Grande Vitória é debatido em encontro

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 15 de julho de 2017
A integração das centrais de captação de vídeos nos municípios da Grande Vitória foi o tema principal do Encontro Metropolitano de Videomonitoramento, realizado na manhã desta sexta-feira (13) no Centro de Operações de Vila Velha, na Rodovia Darly Santos. Durante o encontro, foram apresentadas as estatísticas coletadas entre 13 de maio e 13 de julho, que geraram 1.240 ocorrências oriundas das centrais de videomonotoramento, uma média de 13, 7 por dia.

Vila Velha foi o município que apresentou o maior número de ocorrências, com 847, seguido de Cariacica com 222, Guarapari com 113 e Serra com 26. O município de Anchieta teve 9 registros e Vitória ficou apenas com 6 ocorrências. Viana não apresentou nenhum registro. É que o município ainda está se integrando ao sistema.

A posse e uso de drogas é a ocorrência mais registrada do ranking. Depois,  ocorrências de trânsito, seguidos de situações diversas. Na quarta colocação surgiram demandas ligadas à Defesa  Civil. O técnico da Prefeitura de Guarapari, Claudiney Alves foi quem compilou os dados por meio do sistema de comunicação entre as centrais de videomonitoramento.


Presente no evento, o superintendente da Polícia Federal no Espirito Santo, Ildo Gasparetto, elogiou a iniciativa. ”Utilizar bem essa ferramenta pode ajudar, e muito, na diminuição da criminalidade, além de despertar a sensação de segurança”, analisou.

“A troca de informações sobre problemas e peculiaridades, aliada à capacidade de utilização desse instrumento pode produzir informações para gestão da cidade”, disse o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Junior. E acrescentou: “Com isso você consegue responder com mais rapidez problemas estratégicos e de reparo na cidade”, opinou.

Presentes no evento, o secretário de Defesa Social da Prefeitura de Cariacica, José Alexandre Fraga, o subsecretário da Guarda Municipal de Vila Velha, Samuel Nunes, além de representantes de todas as prefeituras da Grande Vitória e também do município de Anchieta, além de integrantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA