Vila Velha promove atendimento domiciliar para recém-nascidos

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins/ Layla Ribeiro| Foto: Felix Falcão
Criado: 19 de abril de 2017

A Prefeitura de Vila Velha promove atendimento domiciliar para recém-nascidos do município, realizando busca ativa para identificação dos bebês e, posteriormente, enviando os dados coletados para as unidades de saúde que fazem o atendimento cotidiano.
 
O Serviço de Atenção Domiciliar ao Recém-Nascido (SAD-RN) é um programa da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvido pela Atenção Primária, por meio da coordenação do Serviço de Atendimento Domiciliar e da Saúde da Criança. O objetivo principal do SAD-RN é captar precocemente os recém-nascidos para a realização da puericultura na primeira semana de vida.

A equipe do SAD-RN realiza busca ativa no Hospital Estadual Infantil e Maternidade "Alzir Bernardino Alves" (HEIMABA) e no Hospital Municipal de Cobilândia (HMC), maternidades públicas localizadas em Vila Velha, para identificação dos bebês moradores do município.

Para moradores das regiões 2 ou 5, locais onde há atuação das equipes das Unidades Saúde da Família (USF), os dados coletados (do bebê e da mãe) na maternidade pela técnica do programa SAD-RN são enviados pela equipe para os gerentes da unidade mais próxima à residência da família.

Esta, por sua vez, fica responsável por entrar em contato e marcar a visita domiciliar, onde a equipe esclarece dúvidas e orienta as mães com relação aos primeiros cuidados com a saúde do bebê, estimula o aleitamento materno exclusivo, a realização da triagem neonatal e vacinas do recém-nascido.

Para moradores das Regiões 1, 3 e 4, com Unidades Básica de Saúde (UBS), sem o suporte de agente de saúde, a equipe do SAD-RB usa os dados coletados do recém-nascido na visita à maternidade para agendar a visita domiciliar que será realizada pela enfermeira do programa para avaliação da saúde do bebê, das condições sociais e familiares, quando são realizadas orientações de estímulo ao aleitamento materno e cuidados ao recém-nascido.

A ação visa a conscientização sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, vacinação, testes para triagem neonatal em tempo oportuno, acompanhamento de qualidade do crescimento e desenvolvimento, entre outras ações, diminuindo assim o índice de morbimortalidade entre a faixa etária de 0 a 2 anos.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA