Prefeitura acerta os últimos detalhes para Festa da Penha

De: Secretaria de Gabinete
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Walter Closs
Criado: 19 de abril de 2017

A Prefeitura de Vila Velha reuniu, na manhã desta terça-feira (18), todas as secretarias municipais envolvidas na Festa da Penha, além da Policia Militar, Exército e Mitra Arquidiocesana de Vitória, para acertar os últimos detalhes do evento. O oitavário teve inicio no último domingo (16) e vai até a próxima segunda-feira (24). A programação cultural da 446ª Festa da Penha começa nesta quinta-feira (20).
 
Durante a reunião ficou acertado o credenciamento e escala de plantão das equipes que irão trabalhar durante toda festa como pessoal da saúde, guarda municipal, assistentes sociais, comunicação, trânsito, turismo, postura, cultura, serviços urbanos e obras.
 
Duas tendas da saúde vão prestar atendimento de urgência e emergência durante a festa. Uma tenda já está montada no campinho do Convento e atendendo aos peregrinos, e mais uma será montada no Parque da Prainha.
 
A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de soldados do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que vão atuar como socorristas dando suporte à equipe de saúde, além de ambulâncias para deslocamentos de emergência. As ambulâncias também vão acompanhar o trajeto de todas as romarias para prestar socorro em caso de urgência.
 
A Prefeitura autorizou 138 ambulantes a trabalharem durante a festa. Não será permitido o comércio de ambulantes na portaria de subida do Convento, nem no campinho. A comercialização de bebidas alcoólicas em qualquer área dos festejos também será proibida. Equipes da Postura estarão posicionadas com o apoio da Guarda Municipal em cinco pontos estratégicos para fiscalizar e ordenar as atividades.
 
Já a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) terá uma tenda de abordagem para os moradores de rua, com assistência jurídica e médica, além de cortes de cabelo e encaminhamento para o centro pop, para higiene pessoal e alimentação dos moradores de rua.
 
Para garantir a segurança dos devotos, turistas e visitantes, a Guarda Municipal montou um esquema especial. Na soma das escalas de todos os dias, serão 370 guardas municipais, divididos por equipes, em escalas de plantão, além de viaturas, motocicletas e bicicletas na operação de fiscalização e orientação de trânsito.
 
Além da Guarda Municipal, a Policia Militar também vai estar presente durante a programação da festa.
 
Para garantir e facilitar o acesso dos idosos, mulheres gestantes e portadores de necessidades especiais até o Convento, um microônibus do programa Mão na Roda, vai funcionar durante os dias 22,23 e 24 de abril das 8 às 18 horas com saída da Praça Duque de Caxias, no Centro até o campinho do Convento.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO