A Prefeitura de Vila Velha promoveu um treinamento na manhã desta quarta-feira (8) sobre o uso de um programa de gestão de obras públicas, que dá mais transparência às ações da administração. Participaram membros do corpo técnico das Secretarias de Obras, de Serviços Urbanos e de Controle e Transparência.

Conhecido por “Oasis”, o sistema de gestão é uma ferramenta que abrange os processos de elaboração de orçamentos, licitação e o acompanhamento da execução dos contratos.  O programa foi desenvolvido no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O técnico da Ufes Nildo Duarte Silva fez a apresentação do programa, seguido de explicações básicas sobre a sua utilização. “O sistema, além de permitir a criação de padrões específicos para os serviços da prefeitura, simplifica a vida de cada servidor que cuida desses serviços”, esclareceu.

No treinamento, os servidores conheceram alguns detalhes sobre a elaboração das planilhas orçamentárias, composições de custos e cronograma da obra, além de reservas orçamentárias e publicações, empenhos, emissão de ordem de serviços e de atestados de capacidade técnica.

“Esse treinamento foi o ponta pé inicial para a reestruturação da gestão dos controles das obras e serviços de engenharia, desde o orçamento até a execução e conclusão da obra”, opina a auditora Gabriela Cai Bella Rosa, da Secretaria de Controle e Transparência.

MAIS NOTÍCIAS