IPTU 2014: desconto em cota única será de 8%


De: Secretaria de Finanças
Texto: Luiz Eduardo Neves| Foto: Marcos Júnior
Criado: 06 de março de 2014

Os contribuintes de Vila Velha começaram a receber os carnês do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2014. O cidadão poderá ficar em dia com a municipalidade pagando o imposto em seis parcelas. O pagamento em conta única e a primeira parcela vencem no dia 10 de abril. Quem optar pela cota única terá desconto de 8%. Os recursos advindos do IPTU são aplicados em educação, saúde, recuperação de vias e limpeza de canais, por exemplo.
 
Quem não receber o carnê pode retirá-lo diretamente no balcão de atendimento da Prefeitura ou via site pelo link http://cidadao.vilavelha.es.gov.br:8080/cidadao/servlet/br.com.cetil.ar.jvlle.hatendimento
 
Isenção - A Prefeitura isentou do imposto predial os bairros Darly Santos, Pontal das Garças, Jardim Guaranhuns e Vila Guaranhuns. Moradores de outros bairros que tiveram, em conformidade com a Lei Municipal nº 5.266/2012, prejuízos com as fortes chuvas de dezembro também poderão requerer junto à Prefeitura a isenção do imposto. O requerimento deve ser feito no Protocolo Geral, na sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, das 8 às 18 horas.
 
Este ano, em decorrência dos impactos acarretados pelas chuvas, a Prefeitura decidiu não atualizar a Planta Genérica de Valores. Dessa forma, não haverá reajuste no valor do IPTU, que terá apenas a atualização monetária, conforme a avaliação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no valor de 3,97%.
 
Descontos - O contribuinte pode obter outros descontos no IPTU, como por exemplo, o equivalente a 10% para proprietário de terreno vazio que mantiver calçada nos padrões municipais; de 10 a 18% para quem tem árvores plantadas em frente de casa, tendo em vista a aprovação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e 50% para quem tem imóveis em vias onde são realizadas feiras livres.
 
Informações adicionais a respeito do IPTU 2014 podem ser obtidas no setor de atendimento ao contribuinte da Prefeitura de Vila Velha ou por meio dos telefones 3149-7497/7220/7202/7410.


 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO