Eventos

A cidade de Vila Velha conta com um calendário oficial de grandes eventos culturais e religiosos. Uma das comemorações de destaque nacional é a Festa da Penha, terceiro maior evento religioso católico do país, que insere o município no cenário nacional do turismo religioso. Confira os outros eventos de grande porte da cidade:

Festa da Penha
Março

A terceira maior festa religiosa do Brasil foi iniciada ainda no século XVI. Hoje, durante os oito dias de comemorações, cerca de um milhão de pessoas participam das homenagens à Nossa Senhora da Penha. O evento começa no domingo de Páscoa, com o início do oitavário, e prossegue até a 2ª feira da outra semana.

Festa da Cidade/ Colonização do Solo Espírito-Santense
Maio

A festa de aniversário de Vila Velha coincide com as comemorações pela Colonização do Solo Espírito-Santense, já que a Prainha foi o local onde os colonizadores portugueses chegaram pela primeira vez ao Estado, em 23 de maio de 1535. Durante os festejos, a capital capixaba é transferida por um dia para a cidade, com a chegada do fogo simbólico. Além disso, acontecem desfiles cívicos com a presença de autoridades, como o governador.

Jesus Vida Verão
Janeiro

Evento tradicional na cidade, o Jesus Vida Verão (JVV) reúne na orla de Vila Velha alguns dos mais importantes músicos e bandas gospel nacionais e também atrações internacionais. Os shows mobilizam caravanas de fiéis de vários municípios do Estado e do Brasil durante o mês de janeiro na areia da praia de Itapuã. Realizado desde 1992, o Jesus Vida Verão é considerado o maior evento evangélico litorâneo do país, recebendo, em média, 30 mil pessoas por noite.

Carnaval

Durante o Carnaval, Vila Velha é palco de festas, shows e desfiles em vários bairros. Os blocos mais tradicionais são da Barra do Jucu e arrastam para as ruas uma multidão de adultos, jovens e crianças, que dançam ao som de marchinhas, samba e congo. Na quarta-feira de Cinzas os foliões não descansam e mais uma vez percorrem as ruas do bairro com o bloco Porca da Quarta. A festa também acontece na Ponta da Fruta e na Praia dos Recifes.

Além disso, na 2ª e 3ª feiras de Carnaval, as escolas de samba do município, Mocidade Unida da Glória (MUG), Independente de São Torquato e Arco-íris animam o Centro de Vila Velha repetindo a performance do Desfile das Escolas de Samba, no Sambão do Povo, em Vitória, que acontece no final de semana.

Dez Milhas Garoto

Mais de 70 mil pessoas já participaram dessa corrida, realizada na cidade desde 1989. Ela surgiu como prova rústica para funcionários da fábrica de chocolates Garoto, mas cresceu e acabou reconhecida pela Confederação Brasileira de Atletismo, figurando hoje no calendário nacional de esportes. O percurso começa na praia de Camburi, em Vitória, segue pela Terceira Ponte e termina na sede da empresa, na Glória. Participam da prova atletas de projeção nacional e internacional. Os melhores colocados recebem troféus, medalhas e prêmios em dinheiro.

Os Passos de Anchieta
Durante o Feriado Corpus-Christ

Roteiro da caminhada oficial:

1º dia: entre a Catedral Metropolitana, em Vitória, e Barra do Jucu, em Vila Velha (25km)

2º dia: entre Barra do Jucu e Setiba, em Guarapari (28 km)

3º dia: entre Setiba e Meaípe, também em Guarapari (24km)

4º dia: entre Meaípe e a Igreja Matriz, em Anchieta (23km)

Voltar Compartilhe:
Convento da Penha
Cultura
Praias

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal de Vila Velha

 

Avenida Santa Leopoldina, 840 - Coqueiral de Itaparica

Telefone: 0800 283 9059